domingo, 5 de abril de 2009

Entendendo Deus.


Hoje eu cheguei em casa determinado a retirar o modem da sala e "puxar" uma extensão até a copa para que eu possa utilizar o notebook sobre a mesa. Cansei do sofá. Puxa fio aqui, bate prego ali, estica de lá, solta de cá, descasca o fio... foi neste ponto que a minha mente parou e o serviço não andou mais. Deus falou comigo...

Fiquei pensando como é que pode algo assim? Um fio tão fino, tão frágil, transportar tanta informação para web e me abrir portas até em outros países? informações viajando, viajando, voltando, respondendo... e tudo isso conduzido através de um fio tão fino.

Naquele instante tive vontade de buscar informações a respeito, e aprender como isto funciona.

Entre os três canais há um disponível para voz. Isso permite que o usuário fale ao telefone e ao mesmo tempo navegue na internet, ou seja, não é necessário desconectar para falar ao telefone. Para separar voz de dados na linha telefônica, é instalado na linha do usuário um pequeno aparelho chamado Splitter. Nele é conectado um cabo que sai do aparelho telefônico e outro que sai do modem.

Na central telefônica também há uma espécie de Splitter. Assim, quando você realiza uma chamada telefônica (voz), o sinal é encaminhado para a rede de comutação de circuitos da companhia telefônica (PSTN - Public Switched Telephone Network) e procede pelo seu caminho habitual. Quando você utiliza a internet, o sinal é encaminhado ao DSLAN, que é explicado logo abaixo.

Quando uma linha telefônica é usada somente para voz, as chamadas utilizam freqüências baixas, geralmente entre 300 Hz e 4000 Hz. Na linha telefônica é possível usar taxas mais altas, mas elas acabam sendo desperdiçadas. Explicando de maneira simples, o que o ADSL faz é aproveitar para a transmissão de dados as freqüências que não são usadas. Como é possível usar mais de uma freqüência ao mesmo tempo na linha telefônica, é então possível usar o telefone para voz e dados ao mesmo tempo.

Fiquei imaginando o quanto sou limitado quanto ser humano, que não entendo de tantas coisas das quais gostaria de ter domínio.
O mais importante foi quando dentro da minha cabeça eu cheguei a conclusão de que da mesma forma funciona com a minha conexão com Deus.

Eu não tenho que entender como funciona. Eu tenho que simplesmente usufruir da maravilha da conexão direta com meu Pai.

É necessário entender?
E se esta conexão necessitar de reparo?
Uma conexão na qual o provedor e/ou propiciador é o Deus que fez todas as coisas, necessita de reparo?

Iniciando Upload....
Aguardando liberação de Download...


2 comentários:

  1. Ola xara, gostei do texto. só queria deixar mais uma frase pra vc!!! hehehe... Ninguem te apresentou o wireless nao??? Mas como é bom podermos ter essa conexao direta com o Pai, melhor ainda se for em todos os lugares, e nao somente quando tivermos conectados pelo fio (igreja),,, como algumas pessoas acham q é só ir na igreja e pronto... sendo q Deus esta conosco em wireless!!! hehehee
    viajei ne!!! prazer irmao! vou la ouvir o dotcast de vcs!!!

    ResponderExcluir
  2. Fala xara!!! gostei do comentario la no blog. valeu demais!!!! bom ainda nao consegui (tempo) pra ouvir o dot.. mas ainda vou la.. nakele dia deu um problema aki e tive q correr.

    ResponderExcluir